Blogue · Alice Rigot

O ser humano, uma ponte entre o Céu e a Terra

Pictogramme de Mencius : l'humain entre Ciel et Terre

Read in English · Lire en français

Pictograma de Mêncio

1: espiritual

2: inteligência (o ser humano mostra que sabe usar a sua inteligência para fabricar ferramentas com os braços)

3: emocional

4: físico

5: órgãos

6: material, carne

Gosto muito da forma como os antigos chineses, os taoistas, entendem o ser humano. Para eles, o ser humano é uma ponte entre o Céu e a Terra, a união dos sopros celestes e dos sopros terrestres. É o encontro entre o céu e a terra: a cabeça nas estrelas e os pés na terra.

Não está colado à terra, mas não pode viver sem ela; não está perdido no céu, mas também não pode viver sem ele. É a união dos dois, o intermediário entre o Céu e a Terra, a materialização dos sopros numa forma de vida.

O centro de gravidade do ser humano é o Dan Tian, um ponto situado dois dedos abaixo do umbigo, a que os chineses chamam «mar da energia». É o ponto de partida da distribuição da energia por todo o corpo.

O pictograma de Mêncio representa a verticalidade do ser humano, que exprime o equilíbrio entre o Céu e a Terra. Partindo do Céu, que é uma energia menos manifestada, energia pura, descemos em direção à Terra, que é a energia mais manifestada: a matéria. O ser humano é, portanto, a ligação entre os dois, o que quer dizer que tem ambos dentro de si, sendo o Dan Tian o lugar onde a alquimia se realiza. Daí a importância deste centro energético. Não, o centro não está no cérebro, como se poderia pensar.

Se as nossas ações partem da cabeça, se agimos a partir das nossas ideias e dos nossos pensamentos, agimos ao lado de nós próprios. Os pensamentos vêm de fora de nós. É por isso que desaconselho vivamente passar tempo nas redes sociais: através do pensamento, transportam-nos para a vida de outra pessoa e criam um desejo: «Que vida tão fixe, quero uma igual!»

De repente, a minha vida parece-me fraca e sem importância, saio de mim, do meu centro. Assim que surge o desejo por aquilo que não tenho, fico descentrado/a. Deixo então de ter acesso à minha energia, e a minha cabeça, os meus pensamentos, tornam-se cada vez mais devoradores. Cria-se um fosso entre a minha vida e aquela que gostaria de ter, e quanto maior o fosso, maior o sofrimento. Dou aqui o exemplo das redes sociais, mas, mesmo sem elas, o simples facto de querer algo exterior a mim descentra-me.

Evidentemente, posso ter projetos concretos para mudar a minha vida, e se quero mudar de vida tenho de passar à ação. Mas entre agora e o momento em que concretizo esse projeto, mesmo que seja um projeto em direção ao qual caminho, é preciso permanecer na minha vida atual e não vaguear pelos meus pensamentos e pelos meus desejos de uma vida futura. A ação permite-me concretizar as coisas; o pensamento pode ser o impulso, mas deve permanecer livre e no presente.

Durante uma sessão, observo onde está bloqueada a energia da pessoa. Atualmente, está sobretudo em cima, ou seja, o Céu, que deveria estar livre, está cheio, enquanto a Terra, que deveria estar cheia, está vazia. É muito sintomático da nossa época: está tudo invertido!

O centro deveria ser a mistura dos dois, o que, em geral, não acontece.

É, portanto, uma inversão total que temos de realizar.

Não vou analisar o pictograma por inteiro, mas é de notar o retângulo ao centro, com uma face voltada para o Céu e a outra para a Terra.

Aqui estão as emoções. As emoções são aquilo que é próprio dos seres humanos: são imateriais quando as sentimos, mas traduzem-se em alterações físicas mensuráveis no corpo, ou seja, ao nível da matéria. É o que está no centro do ser humano, é onde a energia se torna matéria, onde o nada encontra o tudo. Compreender a natureza das nossas emoções é a nossa principal tarefa enquanto seres humanos. É a chave para estarmos no nosso centro. As emoções descentram-nos, mas são a chave, e temos de as viver. Então, como vivê-las sem ficarmos descentrados?

É isso que temos de descobrir ao longo da vida, e não há receita! No entanto, há muitas maneiras de lá chegar e, consoante a sensibilidade de cada uma e de cada um, há caminhos mais ou menos longos. No shiatsu seguimos o caminho do corpo, já que as emoções também lá estão, mas também o caminho da energia, já que também lá se encontram. Procuramos reequilibrar os dois partindo do centro e fortalecendo o centro. Partir do centro, regressar ao centro.

Ao longo do dia, podemos também observar de onde vêm os nossos pensamentos, as nossas ideias e os nossos desejos. A cada instante, podemos recentrar-nos regressando à nossa base: não seguindo os pensamentos que vêm da cabeça, mas regressando aos pensamentos que vêm do centro, da nossa barriga. É aí que se dá a fusão e é daí que nascem a intuição, a inspiração e o conhecimento do real, que nos permite viver plenamente as nossas emoções.

Quer dizer brincar, divertirmo-nos e não sermos escravos.

Retrato de Alice Rigot, terapeuta de shiatsu em Lisboa

Alice Rigot

Terapeuta de shiatsu e Seiki com mais de 30 anos de prática, em Campo de Ourique, Lisboa. Escrevo sobre medicina chinesa, Do-In e gestos simples de autocuidado no dia a dia.

Sobre mim → · Todos os artigos