Read in English · Lire en français
Ontem, um paciente contou-me que andava deprimido desde que tomara consciência de que ia morrer: «sabemos que tudo vai desaparecer, o mundo, o sol, o universo, tudo o que os homens fizeram até hoje… então, para quê viver? Porquê viver? Isto assusta-me e deprime-me, não consigo viver um único dia sem pensar na morte.»
Sim, quando nos interrogamos a sério sobre o sentido da nossa vida, sentimos vertigens. Mas, ao contrário do meu paciente, o facto de tudo ser efémero e de tudo desaparecer não me assusta; pelo contrário, tranquiliza-me!
Digo a mim mesma: tudo isto é efémero e tudo o que fazemos vai desaparecer, então porquê preocuparmo-nos? Porque nada tem verdadeiramente importância, tudo isto é um jogo. Divirtamo-nos, já que esta vida não vai durar, e este mundo também não! Esta vida é um presente, há que vivê-la!
A vida, a vida, a vida não é estúpida, a vida não é vazia nem sem razão de ser.
Basta observarmos a natureza, o corpo humano, por exemplo. O corpo humano é simplesmente incrível: tudo está no seu lugar, tudo funciona na perfeição para nos permitir viver neste mundo, agir, sentir, saborear, ver, compreender. Quando pensamos nisso, o corpo humano é simplesmente fascinante: cada órgão tem o seu papel, as hormonas, as células… é uma organização absolutamente perfeita, que ainda não acabámos de explorar e de compreender, de tão complexa que é para nós. As plantas, uma flor, maravilhosa: cada flor é bela, mesmo a mais simples, mesmo a que dura apenas um dia; se a observarmos realmente, é fascinante. Os animais, a sua diversidade, cada um no seu lugar na cadeia alimentar, esta natureza extraordinária em que tudo tem uma razão de ser, as árvores que comunicam pelas raízes, os cogumelos, o pólen das flores… tudo é absolutamente perfeito, o equilíbrio é irrepreensível. A natureza inteira, da qual o ser humano faz parte, é uma obra de uma beleza e de uma perfeição que ultrapassam o entendimento.
E esta vida que criou tudo isto seria estúpida, sem sentido nenhum? Como é que se pode acreditar numa coisa destas? Não acredito em Deus, mas é impossível não ver esta inteligência da vida que está ali, diante dos nossos olhos, a cada instante, e que cria este mundo a cada segundo!
Uma flor é efémera, uma borboleta vive um dia e, no entanto, são perfeitamente magníficas, de uma beleza indescritível e de uma complexidade que temos dificuldade em explicar: complexidade para nós, simplicidade para esta inteligência que é a vida.
Então, porquê? Qual é o sentido de tudo isto?
Os animais e as plantas são, e desempenham plenamente, o papel que a vida lhes deu; nós não. No entanto, temos uma coisa que eles não têm: a consciência e, portanto, a possibilidade de pôr as coisas em causa, de refletir e de criar. Como é que podemos pôr em causa esta vida tão perfeita, tão harmoniosa e tão generosa? Como é que podemos duvidar de que tenha um sentido?
Penso que muitas vezes colocamos o problema precisamente ao contrário, que não fazemos as perguntas certas porque as fazemos a partir de um determinado ponto de vista: o nosso, o de um ser humano individual, fechado na sua visão individual da vida. Deste ponto de vista, é impossível compreender o sentido da própria vida. Basta mudar de ponto de vista, sair da nossa condição de ser humano tal como nos foi ensinada, ou seja, a de um ser humano individual numa sociedade criada por ele próprio. Adotar o ponto de vista da vida obriga-nos a considerarmo-nos uma parte dessa vida, e não um indivíduo único e separado do resto.
E, paradoxalmente, a vida não tem o mesmo sentido para todos nós: há uma razão global, a mesma para todos, e uma razão individual, diferente para cada um.
Assim, cada um tem de encontrar o sentido da sua própria vida. E então? Queriam que vos dissessem qual é? Queriam que vos explicassem tudo?
Isso seria fácil demais: deixava de haver jogo, deixava de haver o que descobrir por nós próprios. Somos nós que tornamos as coisas demasiado sérias. Saber que tudo isto vai desaparecer devia pôr-nos a pulga atrás da orelha. Olááá!!!! É um jogo, não se levem demasiado a sério, abram-se à vida, que só está à vossa espera para jogar!


